Jogo Bruto

Título no Brasil: Jogo Bruto
Título Original: Raw Deal
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: De Laurentiis Entertainment Group
Direção: John Irvin
Roteiro: Luciano Vincenzoni, Sergio Donati
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Kathryn Harrold, Darren McGavin
  
Sinopse:
O agente Mark Kaminski (Arnold Schwarzenegger) é afastado do FBI por causa da sua conduta para com um suspeito, considerado brutal demais, acima das leis. Fora da agência ele se torna xerife numa pequena cidade do interior da Carolina do Norte. Seu ex-chefe no FBI, Harry Shannon (Darren McGavin), cujo filho foi morto por um mafioso de Chicago chamado Luigi Patrovita (Sam Wanamaker), pede a Kaminski que ele se vingue do crime, prometendo a ele seu retorno à agência após isso. Assim Mark acaba se disfarçando de mafioso para entrar na gangue do criminoso. 

Comentários:
Com o sucesso de "Exterminador do Futuro" e "Conan" os estúdios americanos descobriram que tinham um novo chamariz de bilheteria nas telas. O cinema americano então resolveu apostar suas fichas nesse ator austríaco de nome impronunciável que sempre aparecia nos filmes geralmente mudo, mas que compensava isso trucidando as cabeças de seus inimigos. Arnold Schwarzenegger era essa aposta. Chamar o sujeito de ator realmente era uma licença poética, porque ele mal conseguia falar inglês (e quando falava ninguém entendia nada mesmo, por causa de seu sotaque forte). Também não tinha qualquer talento dramático. Isso era bem curioso porque não era a primeira vez que sujeitos fortões faziam sucesso nas telas. No passado os filmes de Hércules e Maciste já tinham provado que havia público para esse tipo de produção. A diferença agora era que os estúdios estavam dispostos a realizar excelentes produções em torno do nome do novo ator e não apenas produções B com orçamentos restritos como acontecia com Steve Reeves no passado, por exemplo. Dino de Laurentis o famoso produtor de grandes filmes estava particularmente interessado em Schwarzenegger e resolveu contratar o ator para estrelar um filme diferente, ambientado no mundo da moderna máfia americana, só que sem os roteiros mais trabalhados dos filmes de Martin Scorsese (que era especialista nesse tipo de produção).

O enredo deveria ser o mais simples possível, só o suficiente para o ator austríaco ter alguma motivação antes de sair distribuindo tiros e socos nas cenas finais. "Jogo Bruto" foi concebido para ir no rastro dos recentes sucessos de bilheteria do cinema de extrema ação dos anos 80. Numa época em que Chuck Norris estrelava um filme atrás do outro e conseguia ótimos resultados de bilheteria com suas fitas de orçamento modesto, Arnold Schwarzenegger surgia como um suposto concorrente dele (em breve obviamente iria superar o concorrente e se tornar um grande astro das telas com filmes de ótimo resultado de bilheteria). O diretor desse filme é o talentoso britânico John Irvin que enfrentou dificuldades com o produtor Di Laurentis durante as filmagens. Acontece que ele vinha desenvolvendo uma certa trama dentro da produção que começou a irritar Di Laurentis que queria uma fita de pura ação e só, sem nuances ou roteiros complicados. Após visitar o set Dino jogou metade do roteiro fora e mandou Irvin elaborar com seus roteiristas um novo final ao estilo "Comando Para Matar" - que havia feito grande sucesso poucos meses antes. E assim foi feito. Visto hoje "Jogo Bruto" apresenta essa dualidade. Metade do filme tenta mostrar uma trama policial de complicada teia de interesses e a outra metade é pura ação descerebrada. O filme custou meros 8 milhões de dólares (em breve só o cachê de Schwarzennegger ultrapassaria esse valor com folgas) e fez sucesso, mostrando de uma vez por todas para os estúdios que o novo ator era uma aposta certeira para grandes sucessos de bilheteria. Nascia assim um dos ícones dos filmes de pura ação da década de 80.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Homens Perigosos

Título no Brasil: Homens Perigosos Título Original: Hoodlum Ano de Produção: 1997 País: Estados Unidos Estúdio: United Artists Direçã...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates