Home » » Guia de Episódios - The Bridge

Guia de Episódios - The Bridge

The Bridge - Série do canal FX (uma subsidiária dos estúdios Fox) que tem feito grande sucesso na TV americana. A premissa é interessante pois coloca dois estilos de investigação bem diferentes (a americana e a mexicana) tentando solucionar o caso. A policial de El Paso é uma mulher com alguns problemas de comportamento, com tendências de sofrer de transtorno obsessivo compulsivo. Já o policial mexicano é um veterano que não está muito empenhando em descobrir ou ir a fundo no crime (na verdade a polícia mexicana é retratada na série da pior forma possível, como um bando de sujeitos que não estão nem aí com a explosão da violência que assola seu país). "The Bridge" na verdade é um remake (pensou que só no cinema acontecia esse tipo de coisa?) de uma série europeia de grande sucesso. O grande diferencial é que aqui o foco se transfere para explorar as diferenças culturais existentes entre dois países tão diferentes quanto Estados Unidos e México. Apesar do olhar preconceituoso em certos momentos o programa certamente vale a pena, confirmando mais uma vez a explosão de criatividade que impera nas séries americanas atualmente. / The Bridge (The Bridge, EUA, 2013 - 2016) Direção: Gwyneth Horder-Payton, Alex Zakrzewski, entre outros / Roteiro: Elwood Reid, Björn Stein, Meredith Stiehm, entre outros / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish / Sinopse:  O corpo de uma mulher é encontrado na linha que separa a fronteira entre Estados Unidos e México. Inicialmente o caso fica sob jurisdição da polícia de El Paso mas depois que se descobre que na verdade são pedaços de duas mulheres diferentes, uma americana e uma mexicana, a solução do crime passa a ser de competência tanto da polícia dos Estados Unidos como da do México.

Episódios Comentados:

The Bridge 1.13 - The Crazy Place
A cada dia "The Bridge" vai ficando mais interessante. A região onde a série se passa nos lembra imediatamente de "Breaking Bad". Aliás a tal ponte que dá título ao seriado é justamente aquela que liga Estados Unidos e México. Sempre que um crime é cometido no local abre-se jurisdição para que as duas forças policiais venham a trabalhar juntas. A partir daí é aquele negócio, os policiais mexicanos são porcalhões, corruptos e completamente comprometidos com os chefes do tráfico local. O único que parece se salvar é mesmo o tira Marco Ruiz (Demian Bichir), embora de vez em quando ele também peça favores ao cartel dominante na região. Do lado americano surge a policial Sonya Cross (Diane Kruger), loira, linda, mas também meio maluca. O foco da primeira temporada que se encerrou aqui era encontrar o assassino de uma jovem que foi encontrada na ponte, brutalmente morta, com parte de seu corpo no território americano e parte no lado mexicano. Depois do desfecho sobra para Marco Ruiz que acaba perdendo seu próprio filho para o insano criminoso. Agora chamo a atenção para um fato interessante nessa série. A temporada inicial nem tinha ainda terminado e os roteiristas resolveram já começar a desenvolver o gancho da segunda. Curioso isso, pois já deixa o espectador com vontade de conferir os novos episódios. Novamente temos uma jovem mexicana desaparecida e pelo visto o crime é tão banal na região que nem os policiais do México se importam mais em investigar. Parece até o Brasil, onde a vida humana já não vale mais nada. / The Bridge - The Crazy Place (EUA, 2013) Direção: Gwyneth Horder-Payton / Roteiro: Elwood Reid, Dario Scardapane / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish.

The Bridge 2.01 - Yankee
Primeiro episódio da segunda temporada. Essa série tem excelentes personagens e roteiros muito bem estruturados. Não é aquele tipo de série policial com episódios independentes, que podem ser assistidos separadamente. Há uma estória em ordem cronológica, assim não assista sem começar do primeiro episódio da primeira temporada para depois seguir em frente. Aqui temos um fato no mínimo estranho. A agente Sonya Cross (Diane Kruger) casualmente acaba conhecendo o irmão do assassino de sua irmã. Até aí tudo bem, não se pode odiar o sujeito apenas pelo seu parentesco. O problema é que ela vai além e acaba se envolvendo emocionalmente (e sexualmente) com ele! Tudo bem que Sonya não é o tipo de personagem que você possa qualificar como normal, mas chegar a esse ponto, convenhamos, já é um pouco demais. A cada dia que passa acredito que ela na verdade sofra de algum distúrbio, talvez seja uma portadora de algum tipo de transtorno de personalidade limítrofe! Quem sabe... Na outra linha narrativa Marco Ruiz (Demian Bichir) segue com sua cruz após a tragédia dos acontecimentos da primeira temporada. O casamento acabou e ele chega ao ponto de fazer um pacto com um narcotraficante mexicano (algo que certamente lhe custará bem caro depois). E por falar em cartel de drogas aqui temos uma amostra de como agem. No episódio anterior um carregamento de sessenta milhões de dólares cai nas mãos dos federais. Alguém terá que pagar por isso e acaba sobrando para um corrupto gerente de banco do lado americano da fronteira. Seu subordinado, que se equivocou nas datas de transporte do dinheiro, possibilitando a apreensão da fortuna por parte dos policiais paga o preço mais alto que se pode imaginar: a sua própria vida! / The Bridge 2.01 - Yankee (EUA, 2014) Direção: Keith Gordon / Roteiro: Hans Rosenfeldt, Måns Mårlind / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish.

The Bridge 2.04 - The Acorn
Não deixa de ser curioso o fato de que atualmente encontramos várias protagonistas de séries americanas que não são pessoas muito equilibradas do ponto de vista mental. A agente Sonya Cross é um exemplo. Interpretada pela loiraça alemã Diane Kruger ela não bate muito bem da cabeça. Além de ser esquisita, antissocial e cultivar um comportamento fora dos padrões, agora decidiu se envolver com o irmão do assassino de sua própria irmã! Bizarro? Certamente. Assim como Carrie Mathison (Claire Danes) de "Homeland" ela parece sempre nutrir um estranho desejo de se relacionar com os homens mais improváveis possíveis. Nesse processo vai perdendo o pouco de juízo que ainda lhe resta. E por falar em gente louca o que dizer da assassina desconhecida que eles procuram? Uma mulher que matou um jovem garoto e depois o enterrou em um barril de produtos químicos numa fábrica abandonada perto da fronteira. Por trás de tudo temos o grande chefe do tráfico da região, Fausto Galvan (Ramón Franco), que está pouco se lixando para os que morrem ao atravessarem seu caminho. O interessante nesses últimos episódios de "The Bridge" é que os roteiristas estão explorando cada vez mais a figura do jornalista Daniel Frye (Matthew Lillard). Quando ele surgiu na série pela primeira vez era um tipo indigesto, rude, cínico, porcalhão e com muitos problemas envolvendo bebidas. Agora ele está aos poucos se tornando um dos personagens centrais dos roteiros, inclusive nesse episódio, quando descobre um grande esquema de lavagem de dinheiro envolvendo agências bancárias na fronteira entre México e Estados Unidos. Dinheiro de traficantes de drogas, é bom frisar. / The Bridge 2.04 - The Acorn (EUA, 2014) Direção: Colin Bucksey / Roteiro: Måns Mårlind, Hans Rosenfeldt / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish, Ramón Franco.

The Bridge 2.05 - Eye of the Deep
Infelizmente nos dias de hoje o México já pode ser considerado um narcoestado. O que exatamente quer dizer essa denominação? Significa afirmar que praticamente todos os setores da sociedade, incluindo aí o setor público e suas instituições, já estão devidamente corrompidos pelo poder econômico do tráfico internacional de drogas. A proximidade com os Estados Unidos (o maior consumidor de drogas do mundo) levou o Estado mexicano ao colapso, até porque é uma mera questão econômica: sempre que existir um mercado consumidor haverá um setor produtor a fornecer seu produto para atender a demanda sempre crescente. E é justamente na fronteira entre Estados Unidos e México que se passa o enredo de "The Bridge". Veja o caso desse episódio. O policial Marco Ruiz (Demian Bichir) pede um favor ao traficante Fausto Galvan (Ramón Franco) para que ele arranje uma maneira de lhe colocar dentro do presídio onde está preso o assassino de seu filho. Marco pretende matar com as próprias mãos o sujeito que tirou a vida de seu amado filho, um jovem que tinha todo um futuro pela frente, mas que foi morto de uma forma covarde e brutal. Como se isso não fosse o bastante, o jornalista Daniel Frye (Matthew Lillard) é procurado por um agente da DEA (a agência que combate o tráfico nos Estados Unidos). Ele lhe passa uma nova informação, bem explosiva aliás, a de que a própria CIA estaria envolvida no milionário mercado do tráfico internacional de drogas, algo que se comprovado poderia derrubar poderosos figurões do governo americano. Uma amostra do poder de infiltração dos grandes cartéis de drogas do México dentro das fronteiras dos Estados Unidos. / The Bridge 2.05 - Eye of the Deep (EUA, 2014) Direção: Alex Zakrzewski / Roteiro: Meredith Stiehm, Elwood Reid, Mauricio Katz / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish.

The Bridge 2.07 - Lamia
Sonya Cross (Diane Kruger) definitivamente não é uma mulher muito normal. Além de ter um comportamento estranho, que muitas vezes foge dos padrões sociais, ela ainda leva um relacionamento esquisito com o homem que na verdade é o irmão do assassino de sua irmã! Bizarro? Certamente sim. Nesse episódio seu namorado a leva para uma caixa d'água remota, localizada bem no meio do deserto. Em sua base ele mostra a Sonya os restos mortais de uma outra vítima de seu irmão, uma jovem que ficou anos e anos enterrada lá, sem que ninguém soubesse. Isso enfurece o veterano policial Hank Wade (Ted Levine) que passou muitos anos em busca da garota desaparecida. Esse fato faz com que Sonya finalmente resolva se distanciar de seu bizarro affair. Enquanto isso o jornalista Daniel Frye (Matthew Lillard) finalmente encontra o elo de ligação entre o dinheiro do tráfico de drogas do bando de Fausto Galvan (Ramón Franco) e um importante banco da região, algo que se concretiza até mesmo em vários investimentos supostamente legais locais, como um grande complexo residencial à venda nas redondezas da cidade. Essa descoberta custará caro para uma colega de Frye que acaba tendo sua casa invadida, sendo sua companheira esfaqueada no meio da noite. Por fim o cerco do DEA vai aos poucos se fechando sobre Galvan e sua quadrilha. Uma fazendeira americana da fronteira acaba se encontrando com um agente, disposta a fazer um acordo judicial para contar tudo o que sabe, sendo depois levada para o programa de proteção às testemunhas. A fronteira entre México e Estados Unidos nunca foi tão violenta e brutal e ela, com receios de ser morta, acaba procurando por uma saída daquela situação extrema. / The Bridge 2.07 - Lamia (EUA, 2014) Direção: Adam Arkin / Roteiro: Hans Rosenfeldt / Elenco: Diane Kruger, Demian Bichir, Annabeth Gish.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

1 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Posters: xXx: Reativado (2017)

Posters: xXx: Reativado (2017) - Divulgado a primeira leva de posters promocionais do novo filme do ator Vin Diesel. Na verdade se trata ...

Pesquisar este blog

 
Copyright ©
Created By Sora Templates | Distributed By Gooyaabi Templates